Notícias
Médico em casa
09/09/2023O CASACAP reiniciou no sábado, dia 18 de agosto, o programa de atendimento médico domiciliar. Esse tipo de ação, há algum tempo, fora colocado em prática, mas, devido à pandemia, foi suspenso. A ideia é formar novas equipes médicas, das especialidades já existentes no CASACAP, para atender os pacientes.
A primeira visita aconteceu na Comunidade do Canal, em Vargem Grande. Essa é mais uma ação abençoadora que está sendo reimplementada no Centro Social Antônio Caldas Pinheiro - CASACAP da Igreja do Recreio em Vargem Grande.
O cardiologista e coordenador dos médicos voluntários do CASACAP, Tarciso dos Santos Pereira, fez visitas a alguns pacientes, deu consultas e ministrou suplemento alimentar. Ele esteve acompanhado da Enfermeira Miriam, da secretária Kerliane e do Pr. Washington Campello, Coordenador-Geral do CASACAP.
O Dr. Tarcísio está muito empolgado com o Projeto Médicos em Casa! Ele tem mobilizado outros profissionais da Saúde, membros da Igreja do Recreio, para ajudá-lo a ampliar os atendimentos a pessoas carentes. Sendo o foco principal atendimento aos deficientes físicos ou acamados.
"Nosso objetivo é de fazer um trabalho de monitoramento junto com a Equipe de Suporte Espiritual do CASACAP que já tem feito visitas a muitos moradores dessas comunidades. Estamos criando uma equipe multidisciplinar para esse projeto. Naquele sábado, tivemos uma manhã especial dentro da comunidade Canal, em Vargem Grande com Dr. Tarcísio, Mirian e a Kerlyane", disse o pastor Washington.
Segundo o Dr. Tarcísio, a ideia inicial é atender as comunidades mais próximas do CASACAP como Vargem Grande, Vargem Pequena e até as rendondezas como Curicica e outros bairros mais próximos.
"O que precisamos, no momento, é fazer uma triagem dos pacientes a serem atendidos. Precisamos saber, também, em quais comunidades podemos entrar, para não corrermos nenhum risco. Depois, temos de conseguir a adesão de mais médicos para ajudar nesses atendimentos. Já temos alguns que se prontificaram a ir nessas visitas, mas não querem ir sozinhos. Nosssa intenção é formarmos equipes e cada uma vai para um lugar diferente", informa o Dr. Tarcísio.
Para o Dr. Tarcísio, é importante definir os atendimentos segundo o quadro clínico de cada paciente. Por isso, eles precisam não só de cardiologistas mas de profissionais de todas as especialidades que já existem no CASACAP. "Mas, de um modo geral, vamos atender como Clínico Geral enquanto esperamos que outros profissionais da área médica se juntem às novas equipes que precisamos formar", finaliza o Dr. Tarcísio.
Se você é médico, ou trabalha na área da Saúde, está convidado a fazer parte de uma dessas equipes.